Para que servem os autotransformadores trifásicos de partida
Os autotransformadores trifásicos são muito utilizados em indústrias e empresas que precisam dar partida em equipamentos de médio e grande porte.
Tendo em vista que, o equipamento trará uma partida mais suave, evitando problemas no funcionamento de outros equipamentos conectados à mesma rede elétrica.
Nós trouxemos informações e dicas que vão te ajudar a entender mais detalhes sobre o uso do equipamento em seu negócio. Confira tudo a seguir para acertar na compra do autotransformador.
Para que servem os autotransformadores trifásicos de partida
Os autotransformadores trifásicos de partida são aplicados quando se tem a necessidade de fazer uso de um instrumento para reduzir picos de corrente na partida de motores.
Dessa forma, é possível evitar quedas na rede de alimentação, contribuindo para que se possa manter estável o funcionamento dos outros equipamentos.
O que é importante para que o funcionamento da empresa continue no ritmo esperado, evitando qualquer tipo de problema na dinâmica ao dar partida nos motores.
Afinal, se a partida demanda demais da rede elétrica e isso gera uma queda para os outros equipamentos, além da perda de produtividade pode ocorrer danos ao maquinário.
Portanto, é indispensável ter soluções eficientes, que contribuem para o pleno funcionamento da empresa em qualquer cenário. Um autotransformador garante que a partida seja suave, possibilitando que o equipamento comece a funcionar sem gerar nenhum prejuízo aos demais.
7 Vantagens dos autotransformadores trifásicos de partida
O uso de autotransformadores trifásicos de partida é interessante por uma série de fatores. Listamos alguns dos principais benefícios, que são:
- Oferece resfriamento natural;
- É um equipamento eficiente e durável;
- O autotransformador tem isolação a seco por meio de impregnação em verniz;
- É adequado para instalações abrigadas;
- É seguro graças às conexões por parafusos e porcas fixadas em placas de fenolite;
- Os enrolamentos são fabricados com alta qualidade para promover durabilidade;
- Tem termostato de abertura rápida na bobina central, permitindo proteção térmica do enrolamento.
Portanto, são vários benefícios atrelados ao uso do equipamento no dia a dia das indústrias e empresas que utilizam motores que precisam de uma partida mais suave.
Qual a diferença entre transformador trifásico e monofásico?
O transformador monofásico costuma ser usado em demandas menores, empresas pequenas e que precisam dar partida em sistemas de apenas uma fase.
Enquanto o autotransformador trifásico é projetado para um sistema de três fases, oferecendo robustez para aplicações mais exigentes.
Escolher corretamente faz toda a diferença para que seja possível ter uma partida suave para seus equipamentos. Afinal, cada autotransformador é compatível com um tipo de equipamento, dependendo diretamente da corrente utilizada por ele.
Ao escolher assertivamente o tipo de autotransformador é possível ter o funcionamento da empresa positivamente impactado. Afinal, é possível dar partida em motores que exigem muito da corrente elétrica sem que isso ocasione uma queda de energia.
O uso de bons equipamentos faz a diferença para que se possa garantir produtividade. Uma vez que, a partida é dada sem afetar o restante do maquinário que já está em funcionamento. E dessa forma é possível garantir que a produção não seja negativamente impactada.
Conclusão
Precisa de autotransformadores trifásicos de partida? Aproveite a qualidade dos autotransformadores Alde Fixovolt, com o intuito de garantir que a partida de seus motores seja eficiente.
Tenha suporte de qualidade e atendimento especializado para te auxiliar na compra da peça que é ideal para a sua demanda. Entre em contato conosco, obtenha seu orçamento e garanta uma compra assertiva.
Afinal, a escolha do tipo de autotransformador ideal é importante para que se possa ter qualidade na partida de seus motores.